Saiba Mais






A Polícia Militar do Estado de São Paulo busca aprimorar constantemente suas práticas e aproximar-se da sociedade civil. Assim, convidou o Instituto Sou da Paz para elaborar em parceria um programa institucional a respeito da importância, dos desafios e os procedimentos da abordagem policial.

A abordagem policial é o primeiro e, talvez, o principal encontro entre a polícia e a população e tem como peculiaridade o fato de não depender da escolha do cidadão – diferente da decisão de registrar uma ocorrência ou de acionar a polícia para resolver um problema.

Quando um policial aborda uma pessoa na rua, essa pode ser a única vez em que os dois se encontrarão e dependendo de como a abordagem for feita, pode gerar marcas, traumas e consequências que vão influenciar a visão que as pessoas têm sobre toda a polícia e, por parte dos policiais, a concepção sobre todos os cidadãos. Por isso, esse é um momento que, mesmo rápido, precisa ser muito bem realizado. A abordagem é o “cartão de visitas” da polícia.

É importante destacar que antes de abordar alguém na rua, o policial não sabe se a pessoa é criminosa ou não e a maior parte das pessoas abordadas não são.