5 de jan. de 2011

Estruturação do Programa de Abordagem

Após firmada a parceria entre a Polícia Militar do Estado de São Paulo e o Instituto Sou da Paz, as duas equipes se reuniram diversas vezes durante o segundo semestre do ano de 2010 para estruturar o que se tornou o Programa de Abordagem Policial.

Ficou decidido que antes da elaboração do projeto, era necessário realizar uma etapa preliminar de diagnóstico que desse conta de identificar quais são os principais fatores de tensão e de distanciamento do policial e do cidadão no momento da abordagem.

Para isso, foram realizados dois grupos focais com policiais praças da rádio patrulha e da força tática e entrevistas em profundidade com tenentes, do CPA-M7, e dois grupos com jovens da Brasilândia e do Jardim Ângela. Além dos grupos, foram analisados materiais formativos da Polícia Militar, como o POP, vídeos do videotreinamento e foi levantada bibliografia sobre o tema.

Após a análise do diagnóstico, alguns pontos foram levantados como essenciais para ser trabalhados, como a comunicação e a verbalização durante a abordagem. Essas ferramentas, se utilizadas corretamente, possibilitam que o procedimento da abordagem tenha um desfecho mais positivo, melhorando a visão da comunidade sobre o policial.

Além disso, percebemos que é possível aprimorar ainda mais os materiais de treinamento, de forma a oferecer recursos mais objetivos para que o policial aprimore essa capacidade de comunicar-se.

Quer saber mais? Envie um e-mail para abordagempm@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário